top of page

D. José Francisco emite decreto de reabertura das igrejas

No decreto divulgado em 16 de dezembro de 2021, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco e o Chanceler, Padre Adriano Maciel, apresentaram indicações para a reabertura das igrejas.


O senhor Arcebispo também enviou para os sacerdotes este decreto datado de 15 de dezembro do ano de 2021, que foi amplamente divulgado em nossas redes sociais e lido em todas as missas realizadas em nossa paróquia.


Leia a íntegra do decreto:


AOS QUE ESTE NOSSO DECRETO VIREM, GRAÇA E PAZ NO SENHOR.

Tendo em vista o atual cenário da pandemia, mais controlada na maior parte dos municípios abarcados por nossa Arquidiocese, mas sempre acolhendo, em cada local, as indicações emanadas das autoridades civis, governamentais e sanitárias, às quais deveremos atender com docilidade e com a consciência de que têm melhor condição de nos orientar, segundo critérios técnicos-científicos,


DECRETAMOS

O fim das restrições anteriormente estabelecidas na “Orientação ao clero e demais fiéis da Arquidiocese de Niterói”, de junho de 2020, bem como aquelas mantidas no decreto de reabertura gradual, autorizando, neste momento, o retorno das atividades pastorais e da ocupação total dos espaços celebrativos em nossas diversas comunidades. Observo, no entanto, que em cada comunidade o pároco, em sua graça de estado e discernimento pastoral, poderá graduar esse retorno da maneira como melhor convier, dada a realidade específica daqueles que lhe são confiados.

Diante da abertura ora estabelecida, decretamos ainda que se retome aquilo que prescreve o c. 1247 do Código de Direito Canônico, a saber, a obrigação de participar da Santa Missa aos domingos e demais dias de preceito, a partir da Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, reservados os casos particulares.

Por fim, ressalte-se que este decreto não retira das comunidades a necessidade de cuidado prudencial frente à pandemia, mantendo-se a orientação de uso de máscaras e higienização dos locais de encontro e celebração.


Dado e passado em nossa Cúria Arquidiocesana, aos 15 dias do mês de dezembro de 2021.


Dom José Francisco Arcebispo de Niterói


Padre Adriano Maciel Chanceler do Arcebispo



41 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Uma reflexão sobre a Quaresma

A Quaresma é uma tradição da Igreja Católica que se estabeleceu no século IV d.C., especificamente em 325, durante o primeiro Concílio de Niceia. Esse concílio foi um encontro de bispos para discutir

Comentarios


Paróquia Nossa

Senhora de Nazareth

Saquarema - RJ

bottom of page