No decreto divulgado em 16 de dezembro de 2021, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco e o Chanceler, Padre Adriano Maciel, apresentaram indicações para a reabertura das igrejas.
O senhor Arcebispo também enviou para os sacerdotes este decreto datado de 15 de dezembro do ano de 2021, que foi amplamente divulgado em nossas redes sociais e lido em todas as missas realizadas em nossa paróquia.
Leia a íntegra do decreto:
AOS QUE ESTE NOSSO DECRETO VIREM, GRAÇA E PAZ NO SENHOR.
Tendo em vista o atual cenário da pandemia, mais controlada na maior parte dos municípios abarcados por nossa Arquidiocese, mas sempre acolhendo, em cada local, as indicações emanadas das autoridades civis, governamentais e sanitárias, às quais deveremos atender com docilidade e com a consciência de que têm melhor condição de nos orientar, segundo critérios técnicos-científicos,
DECRETAMOS
O fim das restrições anteriormente estabelecidas na “Orientação ao clero e demais fiéis da Arquidiocese de Niterói”, de junho de 2020, bem como aquelas mantidas no decreto de reabertura gradual, autorizando, neste momento, o retorno das atividades pastorais e da ocupação total dos espaços celebrativos em nossas diversas comunidades. Observo, no entanto, que em cada comunidade o pároco, em sua graça de estado e discernimento pastoral, poderá graduar esse retorno da maneira como melhor convier, dada a realidade específica daqueles que lhe são confiados.
Diante da abertura ora estabelecida, decretamos ainda que se retome aquilo que prescreve o c. 1247 do Código de Direito Canônico, a saber, a obrigação de participar da Santa Missa aos domingos e demais dias de preceito, a partir da Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, reservados os casos particulares.
Por fim, ressalte-se que este decreto não retira das comunidades a necessidade de cuidado prudencial frente à pandemia, mantendo-se a orientação de uso de máscaras e higienização dos locais de encontro e celebração.
Dado e passado em nossa Cúria Arquidiocesana, aos 15 dias do mês de dezembro de 2021.
Dom José Francisco Arcebispo de Niterói
Padre Adriano Maciel Chanceler do Arcebispo
Commentaires