top of page

Vamos lembrar um pouco como foi o Círio de Nazareth 2020?

“O Senhor fez em mim maravilhas” (Lc1,49)


O grandioso Círio de Nossa Senhora de Nazareth em Saquarema, neste ano de 2020, devido a pandemia (Covid-19), teve que tomar um novo formato. Com isso, não tivemos nenhuma programação social (barracas, shows). A programação foi estritamente religiosa e cultural, sempre respeitando as orientações das autoridades públicas e sanitárias, para não termos o risco de propagação do coronavirus. Sendo sempre limitada a participação presencial e toda ela transmitida on-line pelos canais da paróquia nas redes sociais.


O Círio teve sua abertura oficial no dia 30/8 com uma carreata ás 8h da manhã que passou pelas comunidades da paróquia, e às 18h30 com a celebração da novena e da Santa Missa, na Igreja Matriz. Em seus nove dias, a participação presencial foi limitada, devida a necessidade do distanciamento necessário no combate ao Covid-19. Sendo permitido 50 fieis por celebração, com inscrição realizada a cada dia, por meio da internet. No segundo dia da novena, tivemos a participação do reitor do Seminário Arquidiocesano e dos cinco novos diáconos da Igreja particular de Niterói. No dia 4/9, além das celebrações da novena na Igreja Matriz, tivemos uma live às 21h com a juventude da paroquia, no Teatro Municipal, com encenação, música, dança, testemunho, entre outras atrações, sem público presencial. No dia 6/9 foi realizado o Círio das Rodas, a segunda carreata, passando pelas principais ruas do município. Nesse mesmo dia aconteceu um almoço drive thru, sendo servido na capela de São Sebastião no Boqueirão. E às 14h a imagem milagrosa foi conduzida para a porta da Igreja Matriz. Com o apoio da Prefeitura e dos poderes públicos, de forma organizada, mas de 5 mil fieis tiveram a possibilidade de visitar a imagem e assim elevar suas orações e preces a Virgem de Nazareth, durante os dias 6, 7 e 8 de setembro. No dia 7/9 ás 9h tivemos o Círio das Águas, saindo da Capela de São Judas Tadeu (Jardim), onde a Virgem Mãe, passando pela Lagoa de Saquarema foi abençoando seus filhos, especialmente os pescadores, que de lá retiram o seu sustento.



No dia 8/9, dia da grande solenidade da Nossa Mãe e Rainha a Virgem de Nazareth, tivemos a Missa Solene às 5h30min, Alvorada às 6h, Live com a Legião de Maria às 10h. Missa às 12h e 15h em honra a Virgem de Nazareth, na capela de São José (Itaúna), para possibilitar uma maior participação dos fiéis. E, para coroar o Círio da Virgem de Nazareth 2020, às 20h a imagem milagrosa desceu o seu santuário para uma belíssima carreata, com a presença de mais de 200 carros e passando por diversas ruas da cidade, derramando seu amor e sua ternura e recolhendo dos seus filhos as lagrimas, as palmas, os fogos, as buzinas, as orações e vendo reacender no coração do povo a fé e a esperança em seu Filho Jesus Cristo.


Tudo foi possível pelo empenho de cada um dos fiéis que amam a sua Mãe a Virgem de Nazareth.


Salve Maria!


Texto: Diac. Alex Coutinho de Abreu.

153 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Uma reflexão sobre a Quaresma

A Quaresma é uma tradição da Igreja Católica que se estabeleceu no século IV d.C., especificamente em 325, durante o primeiro Concílio de Niceia. Esse concílio foi um encontro de bispos para discutir

Comments


Paróquia Nossa

Senhora de Nazareth

Saquarema - RJ

bottom of page